sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

{Crítica} O mínimo para viver

Título: O mínimo para viver
Direção: Marti Noxon
Elenco: Lily Collins, Keanu Reeves, Carrie Preston
Gênero: Drama
Duração: 1h 47min

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()

Sinopse: Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

O mínimo para viver é um filme original da Netflix, que trata de um assunto muito conhecido no meio das mulheres à anorexia.

Anorexia: Distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come.


O filme conta a história de Ellen, uma jovem que sofre de anorexia, a família já tentou diversos tratamentos e todos foram abandonados, até que é levada a um novo médico, William Beckman, que trabalha com uma temática um pouco diferente. Encaminhada a clínica para internação, nos deparamos com outros jovens que sofrem do mesmo problema.

As características dos problemas enfrentados durante a doença são bem descritas, desde não comer, como mastigar e cuspir, até intensos ciclos com abdominais para não engordar.


A clínica tem uma variedade nas pessoas que estão em recuperação, desde adolescentes até adultos, ambos lutando contra a doença. 
Com um método peculiar, mas interessante. As internações não são compulsórias, e sim voluntárias, Dr. William bate de frente com os internos e mostra o real problema causado pela doença, sem máscaras ou filtros, por um outro lado ele retribui bons comportamentos incentivando a continuar e melhorar sempre.
A condução do tema é bem fácil e não precisou ter tragédias para impactar. O enredo é bem interessante, e apenas da tranquilidade que senti ao assistir o tema precisa ganhar um pouco mais de atenção. 
Não identifiquei durante a trama o motivo que levou Ellen a iniciar esse problema – se houve motivo -, não vi em momento algum ela se espelhando em modelos e revistas moda. Talvez não seja o foco o filme, mas acredito que seria um bom ponto para abordar.
O final do filme deixou grande parte do público frustrado, mas para mim foi aceitável. Vale a pena tirar uma horinha e conferir a produção.




Confira o trailer:

11 comentários:

  1. Oi,
    Não tenho o hábito de assistir filmes, mas tenho vontade de assistir esse, pois ele parece ter uma premissa interessante e trabalhar um tema muito importante também. É uma pena que o livro não demonstre como a Ellen se tornou anorexa, mas é interessante imaginar como a clínica funciona.
    Acho que vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já fi esse filme na Netflix, porém nunca me chamou muito a atenção. Agora, lendo tua crítica, fiquei doida para assistir. Parece ser um filme muito interessante e necessário.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Vi esse filme a um tempinho e gente, deixar vômito guardado em uma mala para que as enfermeiras não vissem e medir o braço com dedos , que absurdo.....para que não sofre esse problema, e o pior , elas acham isso tão normal. Mandei uma amiga que estava no começo desse disturbio para que ela isse como seria sua vida e parece que funcionou.
    Vale a conferida e claro, é o Keanu Reeves neh..lkkkkkkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do filme, mas houve uma cena que me incomodou (a da mamadeira) e não vi sentido algum para colocá-la na trama. Mas no geral eu achei um filme que serve de alerta para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu até comecei a assistir esse filme alguns meses atrás mas, achei o inicio muito lento e as discussões com a tia muito chatas, por isso resolvi parar e assistir em outro momento. Mas, confesso que quando terminei a leitura da sua resenha, fiquei triste por não ter dado uma chance para o filme e irei retornar em breve.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu assisti esse filme tem algum tempo e fiquei bem impactada em como tudo é mostrado, porque é bem real. Não existe cenas "fortes demais", mas por ser bem real, isso me deixou meio impactada. Também senti falta de uma explicação de como a personagem começou a desenvolver essa doença, mas, mesmo sem isso, achei o filme com uma mensagem muito boa, que precisa ser visto.
    Ótima crítica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Assisti a esse filme há um tempo e lembro de ter visto muita irresponsabilidade sobre o tema. Não é um filme que eu recomendaria, especialmente para pessoas que passam ou já passaram por problemas alimentares. Eu não me frustei com o final, já que eu não esperava muita coisa dele (já estava bem cansada do filme no final, só queria que acabasse de uma vez hahaha). Então, sobre o que você falou de não ter visto o porquê da bulimia da personagem: muitas vezes esse tipo de problema se inicia psicologicamente e, infelizmente, problemas psicológicos não seguem uma regra, muitos são difíceis de identificar a causa. Então, também não me frustei nesse sentido. Gostei da sua opinião, ainda que não concorde com certas coisas hihi.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bem?

    Confesso que esse não é um estilo de filme que eu costumo assistir, mas gostei bastante da tematica por ser bastante real e informativa para boa parte da população.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero assistir a esse filme, creio que desde que tive conhecimento dele. Adoro os papéis da Lilly Collins, e imagino que essa personagem deve te exigido bastante, mas penso que ela deve ter tirado de letra (preciso ver para confirmar).

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Esse filme está na minha lista da netflix mais por algum motivo nunca paro para assistir e estou bem curiosa agora depois de ler essa critica com certeza vou assistir

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu adoro filmes que retratem a realidade, gostei do que vi até onde eu assisti, não consegui terminar porque assisti numa época muito conturbada e drama era tudo o que não precisava, porém pretendo terminar sim, achei interessante as características usadas para abordar a temática.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo