terça-feira, 2 de janeiro de 2018

{Crítica} Querido John

Título: Querido John
Direção: Lasse Hallstrom
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins
Gênero: Drama, Romance, Guerra
Duração: 1h 45min
     (

Sinopse: John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias, por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia.
É com essa premissa maravilhosa que embarcamos em uma história de amor entre um casal jovem, e acima de tudo, nos dilemas da vida. Dentre as adaptações do Nicholas Spark está é uma das minhas favoritas. Pensa em um filme amorzinho - e tem o final mais aceitável que o livro – então é esse!

John Tyree é um jovem que passou por inúmeros problemas desde criança, isso fez com que ele se tornasse sem rumo quando adulto. Sem direção, ou objetivo acadêmico, ele decidiu se alistar e servir seu país, vivendo entre guerras e destruição, em meio a confusão ele consegue visitar o pai poucas vezes ao ano, quando não uma vez só. 
Em uma de suas visitas ele conhece uma moça que promete mudar sua vida Savannah Lynn. A forma como se conhecem é inusitada, a bolsa de Savannah cai de cima do cais e John mergulha para buscá-la, uma atitude assim chamou atenção dela e também de sua amiga.
Savannah é uma moça bonita, inteligente e está fazendo trabalho voluntário nas férias. Desde o primeiro momento houve uma atração mútua e simples, entre eles. Mas demorou até que o primeiro beijo saísse - duas semanas - e esse foi o tempo que tiveram para ficar juntos.


Foram os quinze dias mais intensos da vida de John e Savannah, um sentimento avassalador cresceu, e fez com que ambos fizessem grandes promessas, uma delas é que Savannah vai esperar John até que se alistamento termine - daqui um ano - enquanto isso esse amor se manterá por cartas. 
O que eles não esperavam é que John tivesse que continuar no exército em um dos piores atentados dos EUA, o 11 de Setembro. Muita coisa vai acontecer nesse período, será que esse amor vai resistir?

Algo que me chama atenção nas obras do Sparks é a realidade que ele coloca na história. Na vida somos submetidos a escolhas todo momento, e nunca é uma tarefa fazer decidir as coisas do coração. Querido John é um filme para quem quer se emocionar do início ao fim. E John é o personagem no qual procuramos na vida real!

Quando se trata de uma adaptação sabemos que acontece alterações, mas nós leitores torcemos pela fidelidade total da obra. E isto não aconteceu com "Querido John". O filme foi bem corrido, algumas coisas que julgo importante foram cortadas, houve cenas acrescentadas, então não é um roteiro fiel.

O final me agradou em partes, pois o final é mais bonito e aceitável. Mas para quem realizou a leitura pode se frustrar pois tirou um pouco da essência, e da mensagem que o livro transmitiu sobre o amor.

Consegui ver Channing Tatum como John, mas não consegui ver Amanda Seyfried como Savannah, no livro às características físicas são diferentes, e um pouco da personalidade dos personagens, o que acabou afastando-os dos personagens reais.
No geral é uma boa obra, com um bom elenco, e vê-lo apenas como uma história e não uma adaptação pode ser mais proveitoso. 

Confira o trailer:



Seja bem-vindo ao blog e obrigada pela visita. 
Ah, aproveite e deixe um comentário assim eu saberei o que você está achando, deixe sugestão de livros e filmes para resenha. 
Beijos 

18 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Eu adoro esse filme, mas o final é bem tristinho, haha.
    Recomendo, caso você nunca tenha assistido, o melhor dele na minha opinião: Diário de uma paixão. Melhor em filme, e melhor em livro ♥ É simplesmente encantador. Espero que goste!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu amo romance, sério, mas eu confesso que eu não li esse livro e nem tenho vontade, pois eu comprei o filme com altas expectativas e no fim me decepcionei, vi uma vez para nunca mais. Eu entendi a mensagem e gostei, mas no geral é um romance que foi bem chatinho para mim. Mas isso é minha opinião claro. Gostei de conferir a sua, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ain que amor! Muito bom saber que você gostou.
    Quero muito assistir ao filme, mas quero ler o livro primeiro.
    Amo Nicholas, o rei dos romances. rs Os livros e filmes dele você tem que ler/assistir com um lencinho e às vezes com um lençol. rsrsrs
    Adoro os atores! Parabéns pela postagem! Favoritei aqui e assim que conseguir conferir a obra obra literária e cinematográfica, venho aqui e digo o que achei.
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, eu já li muita coisa do Nicholas, mas este, eu só assisti o filme. Minha filha leu e amou ou meio que odiou o final, não sei bem, haha, mas Nicholas a gente sabe como é, dificilmente os finais são felizes.
    Adorei tua resenha e o comparativo com o filme, quero muito ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    É sempre cmplicado quando decidem mudar ou retirar várias coisas importantes, acho que é por isso que a gente sempre tem o pé atrás nas daptações de livros queridos. Eu ainda não li nem o livro e nem vi o filme, mas tenho vontade de conferir até porque adoro o casal de atores protagonistas (embora Amanda pelo visto não teve seu melhor desempenho).

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quando vou ler algo do Nicholas sempre vou preparada pro drama, é algo que você tem que aceitar que vai ter nos livros dele. Ainda não li/vi Querido John, mas parece ser daqueles romances em que suspiramos. Dica anotada.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro, e adorei, assim como o filme também. Não tive problemas em relação a composição da Amanda como Savannah. Meu problema com ambos foi a própria personagem e a atitude que ela teve, que mudou tudo na vida deles.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu já assisti esse filme e gostei muito dele, mas não li o livro ainda, o que tenho vontade de fazer. Adorei essa comparação entre filme e livro e fiquei bastante triste por saber que o filme foi corrido, sabe?
    Acho que tenho que arriscar e ler meu livro em inglês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti a esse filme e até gostei, mas esperava muito mais dele. Eu não li o livro ainda e até me desanimei para ler, embora o livro seja sempre mil vezes melhor que o filme.

    ResponderExcluir
  10. Oiee tudo bem?
    Esse é um dos filmes do sparks que não assisti, pra falar a verdade não curto muito o drama que é característico do autor, por isso evito.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Esse livro/esse filme. Eu tenho uma relação de amor e ódio com ele, provavelmente porque lembra muito uma situação que eu já passei. Confesso que eu gosto de muitas coisas que acontecem no livro, mas detesto o final. Já o filme, eu não gostei nada de como mudou quase tudo em relação ao John e ao pai (apesar de adorar o pai dele no filme), mas gostei do final, bem mais "esperançoso" hahaha. Enfim, amor e ódio, mas sempre estou relendo ou revendo, não dá pra evitar hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu assisti ao filme, porém, não li o livro. Aliás, nunca li nada do Nicholas Sparks. Acho que toda adaptação perde um pouco do livro, mas é uma pena que o filme tenha perdido um pouco da essência da história e dos personagens, e até mesmo da mensagem final.
    Confesso que não tenho tanta curiosidade de ler o livro, porque acho que essas histórias são um pouco dramáticas demais para o meu gosto. Em um filme, acho até legal. Mas, como livro, acho cansativo.
    No entanto, adorei o post e fico feliz que tenha gostado do livro e, apesar das ressalvas, do filme também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Confesso que nunca tive vontade de assistir ao filme ou ler o livro pela a história parecer muito dramática.. Mas lendo a sua resenha parece não ser tão dramático assim, fiquei curiosa agora haha.. Gostei muito do post e da indicação!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria, eu li o livro faz uns anos e lembro que curti bastante a leitura, já o filme nunca cheguei a assisti-lo completo só vi algumas partes avulsas, mas pelos seus comentários ele parece estar bom também então vou tentar assisti-lo completo algum dia.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de conferir suas considerações sobre Querido John. Foi um dos primeiros livros que li quando retomei o hábito de leitura e gostei bem mais do desfecho do filme do que do livro na época em que assisti.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu amo esse filme, perdi as contas de quantas vezes já assisti. É um prato cheio para quem curte romance, só de pensar naquela cena da lua, fico suspirando hahaha. O livro também é bom, adorei a forma como o autismo foi abordado.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Eu já assisti ao filme e achei bem legal, sobre o livro não posso opinar, minha namorada tem e eu nunca peguei para ler. Gostei da suas impressões!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não li o livro, mas eu vi o filme e gosto bastante. Os enredos desse autor sempre mexe com os nossos sentimentos, né? Eu sempre fico comparando os personagens do livro com os da adaptação e é sempre dificil de conseguir ser 100% igual, né? Uma pena.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo